sábado, 7 de novembro de 2009

Dia 7 de Novembro de 1973 - EUA e Egito reatam relações diplomáticas

                          
O Egito e os Estados Unidos decidiram restabelecer relações diplomáticas, rompidas pelo Cairo em junho de 1967, em decorrência da Guerra dos Seis Dias, e designaram novos embaixadores para as suas respectivas capitais. A aproximação diplomática entre as duas nações foi o primeiro resultado concreto alcançado pelo secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger em sua viagem a diversas capitais árabes para tentar uma solução pacífica para os conflitos no Oriente Médio. Kissinger e o presidente do Egito, Anwar Sadat, concordaram que a reunião entre eles significou um “avanço em direção da paz”.

Kissinger, que já conferenciara em Rabat com o Rei Hassan do Marrocos, e na Turquia com o presidente Bourgulba, foi recebido pelo presidente Sadat no Palácio Tahira, nos subúrbios do Cairo. Antes de se dirigirem à biblioteca, no terceiro andar do Palácio onde conferenciaram durante três horas, os dois estadistas posaram para os fotógrafos. A possibilidade de um novo encontro, previsto inicialmente para o final da tarde, foi descartada pelos porta-vozes oficiais egípcios e norte-americanos, o que, segundo observadores, poderia ser interpretado como indício de que os dois lados teriam aberto possibilidades de se chegar a um acordo mais amplo através das consultas que o secretário de Estado norte-americano realizaria em outras capitais árabes e das conversações que o subsecretário de Estado Josef Sisco mantinha com os dirigentes israelenses.

Após a reunião, Sadat e Kissinger concederam entrevista coletiva aos jornalistas nos jardins do Palácio. A primeira indicação sobre as conversações veio de Kissinger. Acho que estamos avançando para conseguir a paz – afirmou. O presidente Sadat revelou-se muito satisfeito com os resultados da reunião, que descreveu como “proveitosa e construtiva”. Depois, dirigiu-se em árabe aos jornalistas egípcios e disse que durante o encontro foram discutidos todos os problemas entre os dois países e os conflitos do Oriente Médio.

Dentre os objetivos a serem alcançados durante as conversações realizadas no Cairo entre Kissinger e Sadat, destacavam-se os seguintes: estabilizar o cessar-fogo e evitar o reinício das hostilidades; obter concessões árabes e israelenses para possibilitar o prosseguimento das negociações diplomáticas até que se chegasse a um acordo definitivo; aplicação imediata das três resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o cessar-fogo; retirada israelense para as linhas ocupadas por suas forças antes do início da trégua, como primeiro passo para a retirada definitiva dos territórios conquistados em 1967.



Acontecimentos importantes desse dia: 
- 1831 - Decididas as cores da Bandeira da Polóniavermelha e branca.
1837 - Eclode a revolta da Sabinada na BahiaBrasil.
1848 - Rebenta em Pernambuco a Revolução Praieira.
1910 - Realiza-se o primeiro voo comercial dos Irmãos Wright.
- 1917 - Começa a Revolução Bolchevique na Rússia (pelo calendário ocidental).
1919 - Jornal Times de Londres anuncia o sucesso da teoria da relatividade de Einstein.
- 1944 - Franklin D. Roosevelt vence a eleição para Presidente dos Estados Unidos da América pela quarta vez.
1945 - África do Sul e México são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1958 - Início da marcha do general Che Guevara rumo a Havana (Revolução Cubana).
1975 - Khaled Mosharraf, responsável pelo golpe militar em Bangladesh, é assassinado num contra-golpe.
1993 - Ayrton Senna vence em AdelaideAustrália, a sua última corrida na Fórmula 1.


Feriados e Eventos Ciclicos.
1917 - Revolução de Outubro na União Soviética.
Japão - Festival de Kami, divindade que ajudava as mulheres a preparar o alimento.


Fontes de pesquisa: 
www.wikipedia.org
www.jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário