quarta-feira, 18 de novembro de 2009

15 de novembro de 1982 – O Brasil volta às urnas




Há exatos 27 anos, o feriado da Proclamação da República foi marcado por um importante passo rumo a redemocratização do país após o golpe militar de 1964. Cerca de 58 milhões e 571 mil eleitores brasileiros foram às urnas escolher 22 governadores, 25 senadores, 479 deputados federais, 947 deputados estaduais, 3.857 prefeitos e cerca de 60 mil vereadores, dos quais 686 vereadores fariam parte do Colégio Eleitoral que se reuniu a 15 de janeiro de 1985 para eleger Tancredo Neves como sucessor do presidente Figueiredo.

– Como o cidadão João Figueiredo e como o presidente de todos os brasileiros, a minha expectativa é de que os homens eleitos correspondam as esperanças que o povo neles deposita. Que tudo façam pela conciliação nacional, pela democracia e pelo bem do nosso povo – afirmou o presidente Figueiredo um dia antes das eleições, no programa O Povo e o Presidente.



Os cinco partidos tiveram direito de concorrer cada um dos 22 governos estaduais em disputa, mas apenas o PDS (Partido Democrático Social) e o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) apresentaram candidatos em todos os Estados. O PT (Partido dos Trabalhadores) concorreu com 21, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) com 12 e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) com 11, totalizando 88 candidatos.

Dos 4.004 municípios brasileiros, 23 eram capitais, 106 foram classificados como “de interesse da segurança nacional” e 18 eram estâncias hidrominerais. Nesses 147, não houveram eleições para prefeitos, que foram nomeados pelos governadores. Portanto, a eleição contou com 3.857 prefeituras em disputa.

Os mandatos de prefeitos e vereadores, que eram tradicionalmente de quatro anos, foram aumentados para seis anos de acordo com e ementa constitucional número 14, de 1980. Dessa forma, os candidatos eleitos foram mantidos nos cargos até 1988.

No Estado do Rio de Janeiro, as eleições começaram às 8h. 3 milhões 28 mil 392 pessoas votaram na capital e 3 milhões 263 mil 873 nos outros 63 municípios – no total, 6 milhões 292 mil 265. Entretanto, a capital e três municipios fluminense de segurança nacional (Angra dos Reis, Volta Redonda e Duque de Caxias) não tiveram eleições para prefeito. Todos os partidos colocaram à disposição dos eleitores fluminenses serviços de plantão, para solucionar dúvidas sobre os locais e horários de votação, questões relativas à legislação eleitoral e outras relacionadas com a eleição, propriamente. No dia seguinte à eleição, Leonel Brizola sagrou-se o novo governador do Estado do Rio.


Acontecimentos importantes






Feriados e Eventos Cíclicos





Fontes

www.wikipedia.org
www.google.com.br
www.jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário