quinta-feira, 12 de novembro de 2009

10 de Novembro - Brasileira ganha título de "Miss" Mundo de 1971

                          


A representante do Brasil, Lúcia Tavares Petterle, uma carioca de 22 anos, com 1, 72m, olhos e cabelos castanhos, ganhou o título de Miss Mundo de 1971, disputado por 56 moças em Londres.
A representante da Grã-Bretanha, Marilyn Ann Ward, de 22 anos, foi eleita primeira princesa, e a de Portugal, Ana Paula de Almeida, de 19 anos, ficou com o título de se segunda princesa . O quarto lugar coube a Miss Guiana, Nalini Moonsar, de 20 anos, e o quinto a Miss Jamaica, Ava Joy Gill, de 18 anos.

Lúcia Tavares Petterle embarcou para Londres achando que teria “uma oportunidade maravilhosa de viajar e de atrair a atenção de todos para o Brasil”. Sua ambição só passava disso quando ela se lembrava do curso de medicina, afirmando que “gostaria de visitar alguns hospitais psiquiátricos da Inglaterra, onde os progressos têm sido muito grandes”. Inscrita no concurso de Miss Guanabara como candidata do Tijuca Tênis Clube, Lúcia se defrontou com outras 40 representantes de clubes do Rio de Janeiro e, contrariando as expectativas de muitas pessoas de que ela não seria capaz de vencer, por lhe faltar um dente, sagrou-se vitoriosa no Maracanãzinho. Após conquistar o título de Miss Guanabara, Lúcia corrigiu a falha em sua boca e se apresentou para o concurso de Miss Brasil com um sorriso perfeito. O segundo lugar que alcançou fez jus às suas medidas, bem próximas dos padrões de beleza estabelecidos e lhe rendeu a inscrição para o Miss Mundo. Como prêmio do Miss Guanabara, Lúcia Tavares Petterle ganhou 10 mil cruzeiros e um carro Dodge Dart. Já pelo Miss Mundo, além de reconhecimento internacional, faturou 30 mil libras.

A Scotlande Yard montou um forte dispositivo de segurança no Royal Albert Hall, onde se realizou o concurso, para proteger as candidatas. Fora do teatro, centenas de mulheres do Movimento de Libertação Feminina, muitas com blusas transparentes e vestindo soutiens exagerados, ou sem a peça, realizaram uma burlesca imitação do concurso e denunciaram-no como “uma feira de carne humana”. Além disso, a polícia britânica ainda temia um possível atentados do Exército Republicano Irlandês. No ano anterior, o movimento havia jogado farinha e bombas de efeito moral no palco, obrigando o comediante Bob Hope a sair de local. Dessa vez, no entando, o concurso ocorreu sem maiores problemas.

As misses brasileiras

A primeira Miss Brasil a ser Miss Universo foi Iolanda Pereira, do Rio Grande do Sul. Depois de ser eleita Miss Brasil, ganhou, em 1930, o título mundial, num palanque armado em frente ao Copacabana Oalace Hotel. Desde então, muitas belezas nacionais foram exportadas, até que, em 1954, surgiu alguém que magnetizou o Brasil e o mundo: Marta Rocha, a dona das famosas duas polegadas a mais, que, eleita namorada do Brasil, conquistou o segundo lugar no Concurso Miss Universo.

Em 1957, Teresinha Morango, uma amazonense morena trazia o segundo lugar para nós. O mesmo fez a carioca Adalgisa Colombo, sua sucessora.
Iêda Maria Bruto Vargas, uma legítima gaúcha dos Pampas, traria enfim a faixa, a coroa e o cetro da Miss Universo, em 1963, repetindo o feito de Iolanda. Em 1964, Angela Teresa Pereira Vasconcelos, uma paranaense que queria ser médica, conquistou uma classificação entre as 15 semifinalistas. A paulista Carmem Sílvia Ramasco, eleita em 1967, também foi finalista, mas o título só retornaria ao Brasil em 1967, com a vitória da baiana Marta Vasconcelos. Já em 1968, a carioca Maria da Glória Carvalho foi ao Japão como primeira representante brasileira e trouxe o título de Miss Beleza Internacional.



Acontecimentos importantes


1619 - René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico
1848 - 1ª Batalha da Revolução Praieira, em Abreu e Lima (Povoado de Maricota)
1859 - Segunda Guerra de Independência Italiana: acordo de paz pelo Tratado de Zurique: a França recebia a Lombardia, entregue depois ao Piemonte-Sardenha, e a Áustria conservava Veneza (Risorgimento)
1896 - O jornal "Le Matin" publica o bordereau - memorando que supostamente incriminaria o oficial francês Alfred Dreyfus por alta-traição (Caso Dreyfus)
1896 - O Presidente brasileiro Prudente José de Morais e Barros afasta-se do poder, por motivos de saúde, deixando o governo entregue ao seu vice-presidente, Manuel Vitorino Pereira.
1937 - Instaurado o Estado Novo no Brasil
1955 - Carnaval - Fundação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
1969 - Sesame Street (Rua Sésamo) lançado nos Estados Unidos.
1975 - Resolução 3379 da Assembleia Geral das Nações Unidas é aprovada.
1982 - Yuri Andropov é indicado a Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
1989 - Petur Mladenov torna-se o último secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro, substituindo Todor Jivkov.
2006 - O Sport Lisboa e Benfica entrou para o livro do Guiness por ser o clube com mais sócios no mundo (160.398 sócios).
2006 - Homem armado seqüestra ônibus em Nova Iguaçu-RJ, mantendo ex-esposa e passeiros como reféns; a ação durou cerca de 10 horas, configurando-se o mais longo sequestro da história do país, quando então se entregou à polícia; não houve vítimas.
2009 - 150 anos da 1ª Batalha da Revolução Praieira, em Abreu e Lima (Povoado de Maricota);
2009 - Blecaute atinge 18 Estados brasileiros devido a uma falha na Usina de Itaipu.


Feriados e Eventos Ciclicos


Dia da elevação à categoria de cidade de Maputo, capital de Moçambique (feriado municipal)
Dia do Trigo
Dia da Indústria Automobilística
Dia da Esquadra Brasileira


Fontes
www.google.com.br
www.wikipedia.org
www.jblog.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário